Bullying é um termo que vem do Inglês e descreve atos de violência física ou psicológica, conscientes e com repetições, praticados por um líder de um grupo ou por vários indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro incapaz de se proteger. A palavra "Bully" significa "valentão", o responsável das agressões. A vítima é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
No entanto, às vezes o bullyig é germinado nas práticas sutis de segregação imposta. Numa turma de populares, aquele que é diferente em algum aspecto passa a ser evitado pelo grupo. Atitudes como risinhos ou pré-julgamentos acabam fazendo com que a vítima se feche cada dia mais e assim o ciclo agressão-retração fica mais forte. Este tipo de comportamento, por incrível que pareça, às vezes ultrapassa o âmbito em que é mais conhecido (escola) e vai parar em universidades e até mesmo em locias de trabalho.
O cinema norte-americano tem retratado o bullying em diversos filmes, mesmo quando este não é o tema principal. Isto demonstra que é na infância que se deve estimular as noções de cooperação, respeito, amizade.
No entanto, às vezes o bullyig é germinado nas práticas sutis de segregação imposta. Numa turma de populares, aquele que é diferente em algum aspecto passa a ser evitado pelo grupo. Atitudes como risinhos ou pré-julgamentos acabam fazendo com que a vítima se feche cada dia mais e assim o ciclo agressão-retração fica mais forte. Este tipo de comportamento, por incrível que pareça, às vezes ultrapassa o âmbito em que é mais conhecido (escola) e vai parar em universidades e até mesmo em locias de trabalho.
O cinema norte-americano tem retratado o bullying em diversos filmes, mesmo quando este não é o tema principal. Isto demonstra que é na infância que se deve estimular as noções de cooperação, respeito, amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário